Autonomia no trabalho: o que é e como aplicá-la

dezembro 20, 2022

Ter uma equipe de alta performance é importante para trazer resultados cada vez melhores. Por conta disso, é preciso buscar estratégias para reter talentos na sua equipe. Com uma baixa taxa de turnover (rotatividade da equipe), os gastos da empresa diminuem, sejam os trabalhistas ou treinamento para novas pessoas que foram contratadas.

Uma dessas estratégias para ter uma equipe de alta performance é estimular a autonomia no ambiente de trabalho.

O que é autonomia no trabalho?

A autonomia no trabalho é você possibilitar que as pessoas estejam no comando de suas próprias ações, podendo tomar decisões e atitudes. Assim, os colaboradores se sentem mais livres, sendo donos do seu próprio crescimento profissional.

É entendível que autonomia significa não só a equipe ter mais liberdade, mas ter a segurança e conhecimento necessário para tomar iniciativas em momentos certos. Claro, sempre de acordo com a cultura da organização.

E a responsabilidade da equipe autônoma?

Quando falamos em autonomia no trabalho, não estamos dando a liberdade de quebrar as regras e processos existentes. Mas como equilibrar a autonomia com responsabilidade?

É preciso existir uma colaboração com claridade e transparência. Normas estão ali para serem seguidas, independente do nível de autonomia que a equipe possui, afinal, não é para quebrar regras, mas ser transparente com relação a tudo o que é feito.

Ter conversas realmente abertas com os colaboradores é essencial. Desse modo,você poderá ouvir o que eles têm a dizer.

Quais os benefícios de se ter uma equipe autônoma?

Maior responsabilidade

Além da liberdade que uma equipe autônoma possui, também existe o alto grau de responsabilidade. Sem alguém cobrando, a pessoa se torna responsável pelo cumprimento de suas atividades, seguindo prazos e outros acordos feitos e fiscalizando para que tudo saia conforme o esperado.

Melhor eficiência

Quando algum colaborador possui a autonomia de propor e buscar por novas soluções, ele passa a trabalhar de uma maneira diferente, avaliando e revendo como os processos são feitos.

Com isso, estará sempre buscando por inovações e soluções para que o negócio ande de forma positiva. Isso melhora a produtividade e ajuda a reduzir custos.

Aumento de felicidade

Muitos buscam por reconhecimento dentro das empresas: seja aumento de salário, um novo cargo ou valorização de algum benefício. A autonomia se encaixa como um reconhecimento. Possibilitar com que seu time tenha uma autonomia no trabalho ajuda a fortalecer o reconhecimento do papel dos times para os resultados.

Possibilitando a tomada de determinadas decisões e resolução de problemas, os colaboradores saem da zona de conforto, o que acaba valorizando o potencial analítico e criativo de cada um. Existe uma melhoria na sensação de realização e felicidade deles em relação a sua empresa.

Melhor resultado da empresa

Dando autonomia para o time, os colaboradores se sentem mais confiantes e acabam vestindo a camisa da empresa. Afinal, a responsabilidade aumenta e o bom resultado depende deles.

Segundo pesquisa da Universidade de Rutger, no ano de 2012, funcionários supervisionados constantemente possuíam atitudes ruins, já os que eram mais autônomos, possuíam uma maior identificação com o negócio, aumentando a confiança e consequentemente trazendo resultados melhores.

Como dar autonomia no trabalho da sua equipe?

Evite o excessivo controle pela equipe

É necessário evitar ficar pressionando a equipe toda hora, querendo demonstrar poder sobre os colaboradores a todo instante. Todos sabem suas funções e responsabilidades controle excessivo gera gargalos para a empresa como:

Limitação da criatividade;
Queda na produtividade;
Queda no entrosamento entre a equipe;
Influência negativa no clima organizacional;

Tenha um bom processo de contratação

Para trabalhar com uma equipe autônoma, é preciso ter os colaboradores certos, não são todos que se encaixam nesse estilo de trabalho. Identifique aqueles que se aproximam da cultura da empresa.

Tenha colaboradores capacitados

É fundamental existir uma capacitação contínua, identificando quais as demandas específicas os times possuem, focando em oferecer oportunidades para que aprendam cada vez mais e realizem um trabalho ainda melhor.

Deixe as metas e objetivos claros para a equipe

Dar autonomia é dar a liberdade para que seu colaborador trabalhe com mais liberdade. Isso não significa que as regras não existem mais, é preciso deixar claro quais os prazos, prioridades e objetivos de cada demanda. Detalhes aqui são muito importantes.

Mapeie as competências

Coloque os colaboradores certos nos papéis certos. Existir uma divisão ajuda na organização, delimitando as atribuições de cada funcionário. Aqui você estipulará até onde ele pode chegar e quando deverá se reportar a um superior.

Por fim, entenda que são os líderes que irão te ajudar na delegação das tarefas da melhor maneira possível. Quanto maior a compreensão das competências e dificuldade dos seus times, maior será a comunicação e o alcance dos objetivos estipulados.

Experimente dar mais autonomia para seu time com as dicas deste texto, você pode conseguir melhores resultados na sua empresa. Lembrando que para isso, não basta ter apenas um excelente time, é preciso ter uma excelente prospecção para se reunir com as pessoas certas. A Be More pode te ajudar com isso!

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